LTCAT
O LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) é um documento técnico obrigatório em empresas que possuem empregados regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) no Brasil.
Ele é regido pela Norma Regulamentadora 15 (NR 15), que trata das atividades e operações insalubres, e pela Previdência Social, sendo fundamental para a concessão de aposentadoria especial aos trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde.
O LTCAT é elaborado por um engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho e tem como objetivo avaliar as condições ambientais de trabalho, identificando a presença e o grau de insalubridade a que os trabalhadores estão expostos. Ele considera aspectos como agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente laboral.
Entre as informações contidas no LTCAT, destacam-se:
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Descrição das atividades desenvolvidas pelos trabalhadores.
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Identificação dos agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho.
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Níveis de exposição aos agentes nocivos, sejam eles abaixo, acima ou no limite de tolerância estabelecido pela legislação.
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Descrição das medidas de controle adotadas para minimizar ou neutralizar os agentes nocivos.
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Classificação da insalubridade em graus mínimo, médio ou máximo, conforme estabelecido pela NR 15.
O LTCAT é um documento essencial para a empresa, pois subsidia a elaboração do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e o recolhimento do adicional de insalubridade, caso necessário. Além disso, é fundamental para a comprovação das condições de trabalho perante a Previdência Social e para a proteção da saúde e segurança dos trabalhadores.